A feira e a sessão de hortifruti do supermercado estão cheias de opções, só
que na hora da compra bate sempre a dúvida: será que meu filho vai comer
isso? Alguns truques podem ajudar. Pesquisadores da Universidade Mahidol, de
Bangkok, na Tailândia, comprovaram que aulas de culinária, festas de
degustação e o desenho do Popeye são ótimos para que as
crianças comam mais verduras e legumes.
O estudo, publicado no periódico Nutrition & Dietetics, foi
feito com 26 crianças entre 5 e 6 anos durante oito semanas. Foram registradas a
quantidade e variedade de frutas e vegetais que as crianças comiam antes do
início e após o término do estudo. As crianças plantaram sementes, participaram
de festas de degustação para provar alimentos diferentes, prepararam sopas de
legumes e assistiram a desenhos animados do Popeye, o marinheiro movido à
espinafre.
Os pais também tiveram reuniões com professores e receberam cartas com dicas
para encorajar seus filhos a comerem melhor em casa.
O consumo de vegetais dobrou e os tipos de alimentos aumentou, em média, de
duas para quatro variedades. Os pais comentaram que as crianças falaram sobre
verduras e legumes com mais frequência.
Confira as dicas dos cientistas que você pode reproduzir em casa com seus
filhos:
- sentar perto das crianças e comer a mesma comida que eles faz com que se
sintam especiais;
- festas de degustação são prazerosas e divertidas para as crianças
provarem e compararem frutas, legumes e vegetais;
- envolver seus filhos na preparação dos alimentos (em atividades como medir
as quantidades da receita, despejar e misturar ingredientes, por
exemplo) os ajuda a aprender os nomes e cores das comidas.
Fonte: Revista Crescer